O dia 21 de abril do ano de 2009, além de ter sido a data comemorativa da Inconfidência Mineira (Dia de Tiradentes), também foi o dia oficial de fundação do Projeto Colunas do Saber.
Nesse dia, no Jardim Humberto Salvador, foi instalada a primeira biblioteca, com um acervo de cerca de 1.500 livros obtidos um ano antes através de campanhas de doação.
Em abril de 2010, o Projeto Colunas do Saber abriu uma nova e importante frente de trabalho: a implantação de displays que, distribuídos em diferentes pontos da cidade, ofertam livros à população em geral no sistema de empréstimo gratuito.
Com o intuito de institucionalizar suas atividades, em 2011, os membros do Projeto reativaram a ONG Organização Saúde Global (SAUGLOB).
Transcorrido alguns anos, o espaço cedido para a implantação da primeira biblioteca foi requisitado e, assim, o trabalho com os displays tornou-se a nossa principal atividade.
Até porque, logo nos primeiros 8 meses, com cerca de 10 displays que foram adquiridos e implantados gradualmente, havíamos emprestados aproximadamente 1.000 exemplares, demonstrando, com isso, que essa modalidade de trabalho era a mais efetiva na realização de nosso objetivo, que sempre foi de levar cultura para a população da região.
Também dentro desse objetivo, em 2012, foi realizado o 1º e 2º “Curta o Saber”, evento que acontece em duas apresentações anuais.
A primeira, voltada para a população em geral, acontece no período da manhã de um domingo próximo ao dia 21 de abril, em bairro da periferia e é composto de atividades educativas, culturais e de lazer. Já foi realizada nos bairros Itapura, Jardim Humberto Salvador e nesse ano no Jardim Morada do Sol (Km 7). São nossos parceiros a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente através das Secretarias de Cultura, Esporte e Semav, Polícia Militar do Estado de São Paulo (18º Batalhão), Unesp (CELLIJ), Grupo Escoteiro Guayporé, Capítulo Presidente Prudente da Ordem DeMolay e mais recentemente o SENAC. .
A segunda, acontece na semana do Dia da Criança com o nome “Brincando no Quartel” que acontece no 18º BPM-I Batalhão de Policia Militar com a participação de crianças na faixa de 7 a 12 anos. Participantes de projetos sociais e os filhos de policiais militares da Unidade são convidados a terem uma nova visão do Policial Militar pois, em conhecendo algumas áreas e equipamentos que compõem o policiamento como Canil, Cavalaria, Helicóptero Águia, Banda Regimental do CPI-8 Comando de Policiamento de área do Interior e a própria dependência física da instituição, passam a ter respeito à instituição e seus componentes, reduzindo, com isso, as tensões sociais.
Atualmente o trabalho voltado às bibliotecas tem se limitado ao reforço de acervo junto a algumas entidades como na Casa do Pequeno Trabalhador; S.O.S. (Serviço de Obras Sociais), Projeto Lar dos Meninos no Parque dos Pinheiros (em Álvares Machado), Projeto Nizinga (Jardim Cambucí) e Ambulatório de Saúde Mental, enquanto há uma ênfase na colocação e manutenção de displays, que atualmente são cerca de 30 displays, com um total de aproximadamente 4.000 livros, espalhados em diferentes partes da cidade.
Após essa apresentação sintética dos muitos trabalhos que tem sido desenvolvidos nos últimos anos, o Projeto Colunas do Saber abre uma nova frente e para isso esperamos contar com o apoio e confiança dos empresários de nossa cidade.
Queremos levar ainda mais cultura para a população em geral e isso pode ser feito com o “Espaço Colunas do Saber” – quiosque que se encontra no Parque do Povo onde o objetivo é a troca de livros de forma gratuita. Os livros podem ser trocados – entregue um em bom estado e leve outro – uma forma de estimular a leitura sem custo de aquisição de um livro.
Como é de conhecimento de todos, a aquisição de livros nem sempre é possível para a maioria da população. Além disso, mesmo para quem não sofre dessa limitação, ver o livro e a leitura como valor social, é um importante estímulo para despertar, principalmente nos jovens, a valorização pelo saber.